Feagro Vale inicia nesta sexta-feira

Começa oficialmente nesta sexta-feira, em Braço do Norte, a Feagro Vale 2009. Mais de 800 animais estão expostos na feira-festa. A abertura acontece à noite. Os animais começaram a chegar ao parque de exposições Huberto Oenning ainda na terça-feira, todos devidamente inspecionados e acomodados de forma a facilitar a exposição. Embora haja bovinos, suínos, ovinos, eqüinos, caprinos e aves, as atenções estão naturalmente voltadas para o gado de corte e leiteiro. A Feagro é a maior exposição de gado Jersey da América Latina e Braço do Norte possui a maior bacia leiteira do país.

Os números

Estão expostos 480 bovinos de leite, 65 de corte, 170 ovinos, 30 caprinos, 25 cavalos, 12 suínos, 40 galinhas ornamentais, quatro marrecos e 51 canários. Amanhã começam as primeiras atividades ligadas ao julgamento das raças jersey e holandesa, simpósio de gado leiteiro, entre outras.  Torneios de ordenhas, leilões e simpósios fazem parte da programação, que se estende até domingo. Dezenas de estandes de empresas de agronegócios já estão armadas e prontas para receber o público. Todos os dias, depois das atividades de agronegócio, a feira fecha com shows artísticos para os mais variados gostos.

A prefeitura de Braço do Norte é uma das entidades patrocinadoras do evento. “A Feagro é uma referência no Estado e no país. A feira movimenta milhões de reais, a maior parte, em negócios que são fechados posteriormente à exposição”, lembra o secretário de Agricultura do município, Adir Engel. “Estamos contentes que o tempo tem colaborado, os animais são de altíssimo nível e a gama de produtos e serviços de agronegócios oferecida é muito ampla”, destaca o prefeito de Braço do Norte, Vânio Uliano.