Unidades de Saúde de Braço do Norte têm novos horários de funcionamento

Uma das grandes reivindicações da população em relação a Secretaria da Saúde foi atendida: as Unidades de Saúde de Braço do Norte passam a atender em novos horários, padronizados, a partir desta semana.
Os ESFs dos bairros Floresta, Lado da União, Nossa Senhora de Fátima, Rio Bonito, São Basílio, São Francisco de Assis e Travessão funcionarão das 7 às 16 horas, sem fechar ao meio dia. Já os ESFs que compõe o interior, Pinheiral, São José e São Maurício, funcionam em horários especiais. O de Pinheiral será das 12 às 18 horas, do São José será nas segundas, quartas e sextas das 11 às 17 horas, terças das 7 às 13 horas e quintas das 7 às 17 horas. Já no São Maurício nas segundas, terças, quartas e quintas o atendimento é das 11 às 17 horas e nas sextas das 8 às 14 horas.
O PAM funcionará das 7 às 13 horas, o Caps das 8 às 17 horas e a Clínica Materno Infantil (CMI) das 7 às 18 horas sem fechar ao meio dia.
De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, não há necessidade de a população formar filas. “Todos serão atendidos. A população não precisa ir mais cedo para pegar fila, quem não for atendido no mesmo dia poderá agendar para atendimento na mesma semana. Pedimos paciência, pois sabemos que a demanda é grande, mas garantimos que todos aqueles que procurarem os postos de saúde são atendidos”, garantiu.
Uma reunião na tarde desta segunda-feira, 5, entre o prefeito Beto, o vice-prefeito Ronaldo Fornazza, o chefe de Gabinete, Ramon Beza, o secretário da Saúde, Sérgio Arent e a coordenadora dos ESFs, Rejane Defreyn Nazário Cândido, definiu alguns parâmetros para a continuidade dos trabalhos.
Conforme o Sérgio Arent, secretário da Saúde, Braço do Norte é um dos poucos municípios da região que conta com dois médicos por ESF, são 14 profissionais para oito unidades (o Travessão e o interior contam como apenas um). Destes 14, 10 atuam pelo Programa Mais Médicos e quatro são contratados pela Prefeitura através de Processo Seletivo ou Concurso.
Para o secretário, a padronização dos horários, que já estava planejada desde fevereiro, visa dar celeridade ao funcionamento das unidades.
Também nesta tarde foi confirmado o recurso de R$ 300 mil para a realização da segunda etapa do Programa A Fila Anda, que em 2017 recebeu investimento de R$ 170 mil, limpando a fila de espera de 446 exames e procedimentos médicos, que estavam pendentes desde 2015.