Prefeito recebe relatório com atividades do CVV
Setembro foi o mês de prevenção ao suicídio, com a campanha Setembro Amarelo e, para encerrar as atividades, representantes da Avha, entidade responsável pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) de Braço do Norte, entregaram ao prefeito, Beto Kuerten Marcelino, um relatório das atividades realizadas durante o ano.
De acordo com a presidente da Avha, Cida Borba, o trabalho realizado pelo CVV, através de palestras, companhas de conscientização e presença constante na comunidade, que conta com o apoio da Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Saúde, é primordial para a conscientização e a prevenção ao suicídio, diminuindo significativamente o número de casos no município.
Para se ter uma ideia da importância da presença do CVV no município, em 2016, em Braço do Norte, foram registrados 13 suicídios. Em 2017 foram 14 suicídios e, em 2018, com a intensificação dos trabalhos do CVV, com o aumento da rede de apoio e conscientização da importância de se falar sobre o assunto, foram registrados dois casos.
Beto reafirmou o compromisso do município com a Avha, ressaltando o quanto é importante o trabalho desenvolvido. “Se uma vida for salva através do CVV, então já valeu a pena”, comentou o prefeito.
O CVV, que funciona no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cespi), atende através do telefone 188. Ele está em rede com todo o Brasil e é um número à disposição que as pessoas liguem e falem sobre seus problemas. Cerca de 30 ligações são atendidas pelos voluntários de Braço do Norte (que trabalham das 19 às 22 horas), porém, o 188 está à disposição 24 horas por dia.
Cespi
O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cespi), localizado na Rua Anita Garibaldi, 47, Bairro São Francisco de Assis, é um local mantido pela Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Saúde, que conta com mais de 100 voluntários e é formado por entidades como o Conselho Municipal de Saúde, a Avha – mantenedora do CVV, Nasf e pastorais da Saúde e da Criança.
O Cespi está à disposição da população, oferecendo diversas atividades, realizadas por voluntários, como Tai Chi Chuan, Reiki, Grupo de Constelação Familiar, Curso de introdução à Medicina Tradicional Chinesa para as enfermeiras dos ESFs, Terapia da Alegria, massoterapia, acupuntura, ventosa, articulo terapia, moxaterapia, palestra escutatória, aulas para voluntários de yoga, Perder é Vencer, curso de fitoterapia, grupo de tabagismo, grupo de ginástica cerebral, grupo de shantala, cuidados com hortas e plantas medicinais, meditação coletiva, palestra Você Pode Curar Sua Vida – PNL, além de abrigar o Centro de Valorização da Vida – CVV e as pastorais da Criança e da Saúde.