Educação: projetos estimulam leitura, escrita e atenção dos alunos

Dois projetos importantes para o desenvolvimento dos alunos do 6º ao 9º ano foram iniciados na Escola Municipal Professor Antônio Rohden, no Centro de Braço do Norte: o Jornal na Escola e o de Contação de Histórias, ambos em parceria com o Jornal Folha do Vale.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, participou do lançamento dos projetos, destacando a importância da leitura, contando uma história para os alunos do 9º ano e distribuindo livros do jornalista Fernando Freitas, O Poder da Transformação.
O projeto Jornal na Escola, de responsabilidade da professora de língua portuguesa, Sandra Hoepers, tem por objetivo estimular os alunos a confeccionarem seu próprio jornal e suas matérias. A intenção é que o jornal de quatro páginas feito pelos alunos seja encartado sempre na última edição de cada mês do Jornal Folha do Vale, até o mês de novembro (com exceção de julho, que tem recesso escolar). O primeiro encarte está marcado para a sexta-feira, 31 de maio. Desde março os alunos recebem, semanalmente, a edição da Folha do Vale e discutem, entre si, as matérias que estão em suas páginas. 
Também faz parte do projeto – que deve ser incorporado na Escola Municipal Adolfo Wiggers, no São José (extensão do fundamental II da Escola Antônio Rohden) – a integração entre leitura e escrita, desenvolvendo assim a compreensão da sociedade em que os alunos vivem.
Conforme a secretária de Educação, Desporto, Cultura e Turismo, Claudinéia Niehues, o projeto de Contação de Histórias, desenvolvimento originalmente pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e que recebeu o apoio da Folha do Vale, tem por objetivo levar às salas de aula uma personalidade do município para que conte uma história aos alunos e entregue uma obra de um escritor do município.
O encontro também contou com a presença das diretoras Ines Antunes Carara e Rosimeri Fuchter Philippi.