BN segue para a implantação da escuta especializada
Braço do Norte deu na segunda-feira, 19 de agosto, o ponta pé inicial para a implantação da escuta especializada no município.
A reunião, organizada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, foi presidida pelo juiz Klauss Corrêa de Souza e contou a colaboração da promotora de Justiça Fabiana Mara Silva Wagner, da Vara da Infância e Juventude.
O próximo passo, de acordo com a secretária de Assistência Social, Gisely Heidmann Perin Meurer, será a formação do comitê gestor onde já temos a inscrição dos membros que farão parte. “Temos uma grande possibilidade de Braço do Norte ser pioneiro na implantação da escuta especializada, nenhum município de Santa Catarina está regulamentado. Isso será um marco para o atendimento e apoio de crianças e adolescentes que tiverem seus direitos violados”, comentou.
A reunião contou com representantes de entidades e conselhos, como também das secretarias e Polícia Militar.
Escuta especializada
A escuta especializada consiste no procedimento de entrevista da criança ou adolescente pelo profissional do órgão da rede de proteção (como órgãos de saúde, educação, assistência social, segurança pública), e que deverá se limitar ao estritamente necessário para o cumprimento de sua finalidade.
O objetivo principal é que “a intervenção se atenha ao estritamente necessário para o encaminhamento seguinte, evitando a ampliação do sofrimento, bem como o conflito de versões que a repetição exaustiva dos fatos vivenciados pode gerar”.