Vigilância sanitária intensifica trabalhos
A Vigilância Sanitária (Visa) de Braço do Norte está intensificando seus trabalhos de fiscalização, educação e orientação em bares, restaurantes, indústrias, produtores de lacticínios, mercados, frutarias, açougues, frigoríficos, além de redes de esgoto e fornecimento de água, lojas, áreas de lazer e locais públicos como escolas, cemitérios, hospitais, farmácias, salões de beleza e similares.
Conforme a diretora da Visa de Braço do Norte, Ivia Altoff, no primeiro trimestre de 2009, foram vistoriados 53 estabelecimentos de interesse de saúde para cumprimento do Plano de Ação, que tem como meta vistoriar 100% dos estabelecimentos do município. “Também foram atendidas, em média, 120 denúncias e coletadas 39 amostras de água para consumo humano”, afirma.
A Visa é um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. “Ela também é responsável por promover e proteger a saúde e prevenir a doença por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização”.
O departamento conta com seis profissionais. A enfermeira Gislaine Martins Guimarães é capacitada para fiscalizar locais de alta complexidade como laboratórios de análises clínicas, clínicas e hospitais. “Contamos ainda com o trabalho da Rosane Beza da Rosa, do Jovânio Prudêncio e do Wilson Correa, que são fiscais sanitaristas e, também, do Jaison Sombrio, que é diretor adjunto”, ressalta Ivia.