PSF do São Francisco realiza brincadeiras em campanha contra pólio

O jaleco branco da equipe de saúde do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro São Francisco de Assis, em Braço do Norte, foi substituído por fantasias coloridas neste sábado, dia 20. Tudo para chamar a atenção dos pequenos menores de cinco anos, que foram ao posto se imunizar contra a pólio.

De acordo com a enfermeira responsável pelo PSF, Samanta Teixeira Barros, cerca de 150 crianças foram vacinadas. “Elas tiveram a oportunidade de brincar durante todo o dia com diferentes brincadeiras. As crianças pintavam o Zé gotinha e a figura era colada na parede formando um grande mural. Também havia um cartaz onde, após a vacinação, as crianças pintavam a mão e imprimiam sua marca, brincadeira de roda, dança da cadeira, morto e vivo, cama elástica, entre outras e foram distribuídos pirulitos, balas e pipoca”.

Uma turma de estudantes voluntárias participou o dia todo da campanha. Eram responsáveis pela recreação das crianças. A intenção foi proporcionar momentos de lazer e recreação através de brincadeiras simples e saudáveis, unidos a imunização. “Enquanto equipe de saúde, pensamos ser fundamental estabelecer este vínculo com a população. Muito mais que oferecer medicamentos, exames e consultas, queremos promover o bem estar e um melhor desenvolvimento da comunidade. E para isso basta força de vontade e o apoio dos colaboradores”, disse a enfermeira Samanta Teixeira Barros.

Para o prefeito Vânio Uliano, a idéia de fazer a comunidade interagir com o PSF faz do atendimento mais humanista. “É isso que nós queremos, que a população se sinta acolhida e responsável por aquele PSF. Este é um dos passos para atingirmos a qualidade do atendimento público”.

No município, 1.682 crianças já foram imunizadas, cerca de 80% dos menores de cinco anos. A meta é vacinar 95% das crianças até a sexta-feira, dia 26.

AGRADECIMENTOS AOS COLABORADORES:

João Renato Vieira, João Batista Oliveira, Reginaldo, José Manoel, (Conselho Popular de Saúde), Indústrias de Bebida Água da Serra, Lojas Salfer, Magazine Luiza, Colonial Supermercados, CEI São Francisco de Assis, Equipe de Saúde, estudantes voluntárias da segunda série do ensino médio da escola Dom Joaquim, secretária Lúcia Terezinha.