Seis famílias de área invadida já podem pedir ligação de energia e água

Seis das 15 famílias que há alguns anos invadiram uma área verde no Bairro Cohab, em Braço do Norte, já estão de posse de autorizações provisórias da Prefeitura para que, com elas, possam solicitar à Casan e à Cerbranorte a ligação desses serviços públicos até suas residências. Elas receberam as autorizações hoje à tarde das mãos do secretário de Governo e Cidadania (Planejamento) de Braço do Norte, André Leandro Richter.

As famílias beneficiadas são as que já se adequaram às exigências estabelecidas pela Prefeitura. O município, por sua vez, tem procedido de acordo com a Lei Orgânica e a partir das orientações do Ministério Público, no intuito de dar mais dignidade a estas famílias. “Não concordamos e nem incentivamos invasões. No entanto, não podíamos fechar os olhos para uma questão social desta gravidade. Era um compromisso assumido pelo prefeito Vânio e que está começando a se concretizar agora”, destaca o secretário André Leandro. Ao todo são 15 famílias que invadiram a área, que agora está sendo dividida em lotes de tamanho igual e recebendo as padronizações e serviços públicos de que precisam. A autorização para a ligação de água e energia só foi possível graças a intervenção do Ministério Público e a persistência da administração municipal em resolver o problema.

As outras nove famílias ainda precisam se adequar a algumas normas para receber as autorizações. O secretário André Leandro lembra que o documento é provisório. “Todas as famílias tem que se adequar ao que determina a Lei Orgânica. Se uma só família não o fizer, todo o processo será revisto e as autorizações podem ser canceladas”, alerta o secretário.