Prefeitura busca agilizar emissão de carteiras de identidade

Em vez de 20 a 30 dias de espera, apenas cinco, no máximo. Esse será o resultado prático a partir do momento que Braço do Norte tiver condições de emitir as carteiras de identidade no próprio município, serviço que hoje precisa ser feito em Tubarão. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Braço do Norte, Murilo Bitencourt já recebeu um sinal positivo do delegado Bruno Ricardo Vaz Marinho, da delegacia local, de que é favorável (e necessário) que o serviço seja feito na própria comarca. O secretário fez o levantamento da estrutura e equipamentos necessários para serviço. “Precisamos de uma máquina digitalizadora, computador e impressora, máquina de plastificar e um outro equipamento específico. Todo o material custa uns R$ 10 mil. Já estou contatando os municípios de São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. A ideia é dividir os custos com esses municípios para que eles também possam fazer as carteiras aqui”, adiantou Murilo.

Como funciona o serviço hoje

A pessoa que precisa tirar a carteira de identidade, hoje, procura a secretaria de Desenvolvimento Econômico onde é atendida pela servidora Cristina Miguel. Esta preenche o formulário com as informações exigidas. Os formulários são levados todas as terças-feiras para a Delegacia Regional de Trânsito de Tubarão. Lá, os dados precisam ser redigitados, desta vez no sistema do Instituto Geral de Perícia – IGP, que alguns dias depois defere e libera a emissão do documento. A demora que vem ocorrendo, segundo Murilo, se deve ao fato de os equipamentos usados em Tubarão serem ultrapassados e lentos, sem contar que os formulários ficam parados em Braço do Norte durante uma semana. “Precisamos melhorar. Não dá para admitir que esse sistema continue assim por mais tempo”, reclama o secretário.