Vigilância Sanitária de BN orienta drogarias e farmácias sobre novas medidas da Anvisa
Fiscais da Vigilância Sanitária (VG) de Braço do Norte começaram hoje (8) a visitar todas farmácias e drogarias do município para instruir os donos dos estabelecimentos sobre as adequações que precisam ser feitas a partir das últimas normas publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. A Anvisa publicou no último dia 17 de agosto duas instruções normativas (10/2009, que trata dos medicamentos que podem permanecer ao alcance de todos nas drogarias; e a instrução 09/2009, que trata dos produtos que podem ser vendidos nas farmácias e drogarias) e uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), que trata do controle sanitário.
“Para nós, fiscais da Vigilância Sanitária, ficou melhor a edição dessas normas, como também para os profissionais da área da saúde, por que ficou mais fácil identificar qual é o produto que pode e que não pode ficar ao alcance de todos ou que podem ser oferecidos ou não. Até nós tínhamos dúvidas sobre certos produtos, como brincos estéreis, por exemplo. Agora ficou mais claro para todo mundo”, adianta a diretora de Saneamento da VG de Braço do Norte, Ívia Althoff.
A visita aos estabelecimentos deve terminar amanhã, quarta, ou no máximo, quinta-feira. Eles têm até 60 dias a partir da data de publicação (17 de agosto) para se adequar às novas medidas.