Secretária de Saúde esclarece aos vereadores sobre a situação do atendimento médico nos PSFs
A secretária de Saúde de Braço do Norte, Lúcia Terezinha Giordani Volpato compareceu à Câmara de Vereadores de BN, ontem (9), uma hora antes do início da sessão ordinária de toda a segunda-feira. A pedido de alguns vereadores, Lúcia esclareceu aos edis a situação em que se encontra atualmente o atendimento médico nos PSFs depois que quatro médicos pediram demissão de suas funções. A secretária destacou que o atendimento está quase normalizado. “A médica Renata atenderá três tardes por semana no PSF do Bairro São Basílio e uma tarde no do Lado da União. Então aí temos defasagem de dois períodos. A partir de segunda, dia 16, um médico atenderá todas as tardes no PSF do São Francisco de Assis. O interior terá atendimento de outro médico em quatro manhãs, que também atenderá noutra manhã no Lado da União. Então teremos a defasem de mais três períodos no Lado da União e um no interior, mas logo estaremos normalizando”, disse a secretária.
O prefeito Vânio Uliano, que imediatamente anterior já havia participado de uma reunião com os vereadores também acompanhou os esclarecimentos da secretária.
Ginecologista
A secretária aproveitou a ocasião para comunicar aos vereadores que a Prefeitura acaba de contratar um ginecologista para cobrir o período de licença maternidade da médica licenciada. A partir do dia 5 de dezembro o médico passará a residir em Braço do Norte e atenderá a 15 gestantes por semana e fará parto, cesariana, laqueadura, esterectomia e períneo pelo SUS. Até 5 de dezembro os atendimentos estão sendo feitos somente nos finais de semana, no Hospital Santa Terezinha.