Braço do Norte dá mais um passo para implantação de instituição federal de ensino

O prefeito de Braço do Norte Vânio Uliano e o vice, Valberto Michels receberam hoje à tarde (21) uma comitiva do Instituto Federal Catarinense (IFC), de Sombrio, formada pelo diretor geral, Adalberto Reinke, pelo diretor de Ensino, Vanderlei Freitas Júnior e pela coordenadora do curso de Informática, Sandra Vieira. Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Murilo Bittencourt, e de Educação, Cristini Kuerten Maia, o presidente da Acivale, Silvio Bianchini, além do assessor do deputado federal Jorge Boeira (PT/SC), Ademir Klein, também participaram da reunião.

Silvio, representando a classe empresarial, a administração municipal e o parlamentar Jorge Boeira têm feito enormes esforços para viabilizar a instalação de um núcleo do Instituto Federal Catarinense em Braço do Norte. O diretor de ensino, Vanderlei Freitas Júnior anunciou que um curso de Gestão de Agroindústria já é possível viabilizar até março, já que o IFC de Sombrio possui todos os professores necessários. A única condição é a disponibilização de um automóvel para o IFC, por parte da Prefeitura, para o deslocamento dos profissionais que irão trabalhar no processo de implantação. O prefeito Vânio Uliano adiantou que essa contrapartida será dada, sem problemas, no momento em que for demandada. “Essa seria uma primeira etapa. A segunda é a instalação do IFC propriamente dito. Até quarta-feira (23) deve sair a portaria do governo federal que libera a contratação dos profissionais para o trabalhar no IFC. Se a portaria for publicada, precisamos apenas que o município doe um terreno para a construção do IFC”, disse Vanderlei. A área, segundo a comitiva, deverá ter no mínimo um hectare (10 mil m²). “Se o problema for um terreno, não teremos problema”, assegurou o prefeito Vânio. Silvio Bianchini lembrou o prefeito que um desafio semelhante, porém maior, foi suplantado há 10 anos quando ele (Silvio), também na condição de presidente da Acivale, e o prefeito, na época, presidente da Cerbranorte, tiveram uma participação muito grande na aquisição de um terreno para a instalação do campi da Unisul em Braço do Norte.

Foi acordado que a compra da área de terra deverá ser feita na forma de consórcio, com a participação dos municípios da região, que também serão beneficiados com o a instituição em funcionamento. A compra ou cessão de equipamentos para os laboratórios também ficará a cargo dos municípios, pelo menos para o primeiro ano de atividade, até que seja possível incluir recursos no orçamento da União os gastos subseqüentes. Inicialmente, os  cursos do IFC serão voltados para os setores de metalmecânica, informática, corte e costura industrial e carnes e leite.

 

Assessoria de Imprensa  PMBN