Prefeito realiza reunião sobre moradias
O prefeito de Braço do Norte, Vânio Uliano, e o vice-prefeito Valberto Michels se reuniram na manhã desta quarta-feira, em seu gabinete, com secretários e representantes, com a coordenadora da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Coopehaf) Liane Vitali Kothe e a presidente do Sintraf, Maria de Fátima Batista Rohling, para falar sobre habitação urbana e rural.
A secretária de Assistência Social, Francisca Leonel (Quinha), foi até Chapecó, em dezembro passado, para conhecer melhor o projeto desenvolvido pela cooperativa. “Fiquei encantada. Acredito que Braço do Norte tem condições de desenvolver um ótimo projeto e assim poderemos começar a suprir a demanda de moradias do município”.
Segundo o prefeito, há interesse em convênio com a Cooperhaf e até mesmo a possibilidade de implantação de um departamento específico para a habitação na Prefeitura, que integraria as secretarias de Assistência Social, Governo e Cidadania e Obras. “Num primeiro momento acredito que o melhor é um estudo de viabilidade para as famílias que já possuem terreno. Depois, deve ser realizado estudo para as que ainda não têm. Tudo será bem planejado”, concluiu Vânio.
Cadastros realizados pela Secretaria de Assistência Social apontam que 250 famílias não têm lote, 152 têm lote e outras 38 unidades devem ser melhoradas. “Agora faremos um levantamento para ver quantas dessas famílias que declararam ter lotes estão em situação regular, ou seja, com escritura. Isto é apenas o início, há muito trabalho a ser feito”.
A coordenadora Liane explicou como funciona a cooperativa, que desde do ano passado passou a auxiliar no processo de moradias urbanas também. “Nossa intenção é facilitar o acesso dos municípios aos vários programas habitacionais existentes”, encerra.
Assessoria de Imprensa – PMBN