Braço do Norte terá medidas compensatórias para abrigar linhas da Eletrosul
Braço do Norte receberá medidas compensatórias para a instalação de uma rede da Eletrosul, que passará por alguns bairros do município.
Segundo o secretário de Governo e Cidadania, André Leandro Richter, a intenção do prefeito Vânio Uliano é que o município ceda a passagem pelo perímetro urbano pelos prolongamentos das ruas para que passe a linha de transmissão, para que o município não perca áreas importantes e centrais, porém, a Eletrosul terá algumas contrapartidas, que beneficiarão o município, como doação de quatro computadores, um equipamento de topografia, dois veículos, um ônibus e parceria nos treinamentos do equipamento e softwares de uso para os funcionários da Secretaria de Governo e Cidadania.
Uma parte do acordo já está fechada. O secretário recebeu na tarde de terça-feira, dia 16, os representantes do Setor de Geoprocessamento e Cadastro Topográfico da Eletrosul (Florianópolis), Sérgio Luiz Lopes e Fabiano Martins de Souza, que trouxeram um aparelho de topografia, que será usado pela secretaria de Governo e Cidadania. “Estávamos muito atrasados neste sentido. Com esse aparelho que será cedido ou permutado, já que ainda não foram decididas as questões legais da doação, poderemos avançar tecnologicamente no que se refere ao geoprocessamento e topografia”, explica André.
O que é e para que serve a topografia
A topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Ela determina analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo e ainda as representa graficamente em cartas (ou plantas) topográficas. A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamentos de obras como projeto viário, edificações, urbanizações e movimento de terra.