Braço do Norte vai receber cerca de R$ 500 mil do PAA para atender famílias e entidades
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição (Comsea) de Braço do Norte aprovou em reunião plenária ordinária na manhã de terça-feira, dia 3, cerca de R$ 500 mil em recursos para o Projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2010/2011.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Francisca Leonel da Silva, a Quinha, inscreveram-se no novo projeto em torno de 112 cooperados, ou seja, agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Desde 2009 o programa é operacionalizado pela Cooperfamília em parceria com a Prefeitura de Braço do Norte e tem o controle social do Comsea.
Quinha diz ainda que o novo PPA atenderá semanalmente aproximadamente 200 famílias em situação de vulnerabilidade, ou, em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de instituições como Abras, Asacad, Ciaca, Apae, Peti, Secretaria de Educação (ensino fundamental e infantil) e Hospital Santa Terezinha (HST).
Outro assunto abordado foi com relação ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que segundo o secretário de Agricultura, Adir Engel, está em processo e implementação e será encaminhado brevemente ao legislativo para aprovação. “O SIM é um instrumento legal que visa garantir qualidade para os produtos de origem animal que irão à mesa das famílias e instituições”, destaca Quinha.
O prefeito Vânio Uliano, que parabenizou o Comsea pelo trabalho realizado, também participou da reunião. Ele ressaltou a importância do projeto do PAA. “Ao mesmo tempo em que fornece alimentos para famílias e instituições, dá condições ao pequeno agricultor para que continue produzindo. É realmente muito bom”, finalizou Vânio.