Prefeito recebe projeto para inclusão de nutricionistas nos ESFs e Unidades de Saúde

O prefeito Vânio Uliano recebeu na tarde de ontem, terça-feira, dia 5, as nutricionistas Karine Della Giustina Motta e Tamara Regina Alano Niehues, que apresentaram um projeto para a implantação de profissionais de Nutrição nos Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidades de Saúde do município.
De acordo com as nutricionistas, o projeto é para dois anos, no qual seriam orientados semestralmente os ESFs e Unidades, que tem cerca de 24 mil pessoas cadastradas, dois por vez. “Nosso projeto é realizar um trabalho de diagnóstico de problemas alimentares, identificação de áreas de risco, palestras, trabalhos com grupos de diabéticos e hipertensos, além de realizar a prevenção, que é o maior objetivo do ESF”, afirmam.
Segundo elas, para se ter uma ideia, os gastos nacionais com tratamento de diabéticos subiram 300%. “Isso poderia ser evitado com orientação e reeducação alimentar. É claro que a diabetes é uma doença que não tem cura, mas ela pode ser controlada”, dizem as nutricionistas.
A secretária da Saúde, Lúcia Teresinha Giordani Volpato, a coordenadora dos ESFs Chrisler Mendes Wessler e a diretora de Saúde, Samira Freitas, também participaram da reunião.