Inicia Curso de Formação pela Escola
A Secretaria Educação, Cultura e Desporto de Braço do Norte iniciou na noite de quarta-feira (07), a primeira turma do curso de Formação pela Escola. O curso oferecido gratuitamente acontece no Pólo da Universidade Aberta (UAB/Ufsc) e tem o objetivo de fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE e é voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
Conforme explicou a secretária de Educação do município, Cristini Kuerten Maia, o Programa Formação pela Escola é ofertado pelo FNDE em parceria com os estados e municípios.
Em Braço do Norte o curso é realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Ufsc, que disponibilizou o local. "A meta deste ano é a formação de 80 cursistas, divididos em duas turmas, que são acompanhadas por uma tutora. Além das aulas presenciais as cursistas ainda recebem materiais e aulas via internet. Entre os assuntos abordados durante o curso estão a apresentação dos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa do Livro (PLi), do Programa do Transporte Escolar (PTE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explica.
Para Cristini, o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE é um sinônimo de mudança. Segundo ela, ações como estas vem para colaborar e dotar a escola e a comunidade de um instrumento gerencial de planejamento eficiente e moderno, com o objetivo de subsidiá-la a realizar melhor as suas atividades, assegurando que todos trabalhem em uma mesma direção, adequando o corpo diretivo em resposta ao ambiente em constante mudança.
Já o prefeito Vânio Uliano salientou a importância de ações como o curso Formação pela Escola. “É muito importante que toda a comunidade tenha a oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada os principais programas de repasse automático de recursos (Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola e Programas do Livro), desde a concepção, execução, acompanhamento e prestação de contas, dessa forma fica claro para todos como funciona todo o processo burocrático enfrentado pelas administrações públicas”, finaliza o prefeito.