Braço do Norte começa a elaborar o Plano Municipal de Saúde

A comunidade do Travessão foi a escolhida para dar início a uma série de reuniões que têm por objetivo elaborar o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos em Braço do Norte.

Os trabalhos coordenados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde devem se estender até meados de dezembro e serão realizados em dez bairros do município onde existem Unidades de Saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Lúcia Terezinha Giordani Volpato (Zinha), a decisão de realizar as reuniões nas comunidades foi tomada pelo prefeito Vânio Uliano. “O prefeito nos pediu que realizássemos as reuniões nas comunidades para que a população de cada bairro apontasse os problemas encontrados em cada uma, e também, que colaborassem com sugestões, buscando as melhorias necessárias em cada ESF. Outra grande vantagem da participação da população na elaboração do plano é o fato de que dessa forma cada cidadão se torna um fiscal, auxiliando os colaboradores de Secretaria de Saúde na manutenção e na divulgação das ações de políticas públicas em nosso município”, informa Lúcia.

Já o prefeito Vânio entende que realizar o plano de saúde junto à comunidade é uma forma de oportunizar ao cidadão uma compreensão melhor das políticas públicas de saúde e uma forma de integrar os profissionais a comunidade. “Em contato com cada comunidade percebemos a necessidade de formular um plano municipal, mas que tivesse a participação do maior interessado, que é o nosso cidadão. Tenho a consciência de que um plano feito somente pela equipe da Secretaria de Saúde não iria atingir todos os objetivos, pois somente com a participação da comunidade teremos uma visão completa dos problemas que temos que resolver”, finaliza o prefeito.