Secretaria da Saúde lança programa Saúde do Homem

Uma palestra com o urologista Paulo Sérgio Machado, sobre câncer de próstata, lançou oficialmente o programa Saúde do Homem em Braço do Norte, na noite de segunda-feira, 8, no auditório do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Braço do Norte.

O programa desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde de Braço do Norte, será em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer do município, e estava no plano de governo do prefeito Vânio Uliano. “Sempre achei muito importante a prevenção. Os homens não cuidam de sua saúde e, agora, terão a chance de quebrar o preconceito e realizar os exames de próstata, evitando, ou tratando em tempo, a doença”, disse o prefeito.

Segundo o palestrante, o câncer de próstata é o câncer que mais mata homens no Brasil. “Nos Estados Unidos, são diagnosticados cerca de 240 mil casos por ano”, destacou. A prevenção deve ocorrer anualmente a partir dos 40 anos, através do toque retal, exame de urina, PSA e ecografia. “Apenas a soma de todos os exames dará o resultado real, por isso é importante que todos os exames sejam realizados. Quanto antes o câncer for descoberto, melhor”, completou o médico. Alimentação saudável, exercícios regulares e exames periódicos são imprescindíveis para a saúde masculina.

A secretária de Saúde, Lúcia Teresinha Giordani Volpato, agradeceu a parceria com a Rede Feminina e o comprometimento das voluntárias em todas as ações realizadas em conjunto. “Agora, cada participante tem o compromisso de alertar ao menos três amigos e, fazê-los entender a importância dos exames e evitar o sofrimento, tanto dos homens, quanto de suas famílias”, finalizou.

Os exames podem ser realizados, na sede da Rede Feminina, localizada na rua Raulino Horn, no centro de Braço do Norte, todas quintas, das 18 às 20 horas e todas as terças-feiras, das 13 às 15 horas. Não é necessário marcar horário. Outras informações na Secretaria da Saúde, através do 3658-8988.