Atividades do Cras
Palestra com bioquímico
No mês de julho o Centrode Referência da Assistência Social (Cras – Werner Voss), da Prefeitura deBraço do Norte, através da Secretaria de Assistência Social, realizou atividadescom o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e suasFamílias.
Em um dos encontros, os idosostiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com o Bioquímico RobertoPereira. Os sintomas da diabetes e da hipertensão e a importância da realizaçãode exames clínicos e laboratoriais, com acompanhamento médico foram os temasabordados durante a conversa.
Atividades com Serviço de Convivência para crianças até seis anos
O Serviço de Convivência eFortalecimento de Vínculos para crianças até seis anos do Centro de Referênciada Assistência Social (Cras – Wener Voss), de Braço do Norte, realizou no mêsde julho três atividades.
No dia 7, o sentimento de bondadedas crianças foi trabalhado através de uma atividade lúdica baseada na históriainfantil ‘Quando me sinto bondoso’, da autora Trace Moroney. As criançaspuderam expressar suas opiniões sobre como é importante ser bondoso.
No dia 14 não houve grupo devidoa participação das mães, assim como de todos os trabalhadores e usuários doSuas, na VIII Conferência Municipal de Assistência Social. No dia 21, foirealizada uma conversa com as crianças, com o tema ‘comportamento’. As criançasforam instigadas a falarem sobre como é o comportamento de cada um em diversosambientes: casa, escola, comunidade, entre outros. Foi ressaltado sobre aimportância de se ter um bom comportamento na infância para que se reflita navida adulta. Já no dia 28 ocorreu uma palestra com as mães do grupo com o tema‘A importância do brincar’, pois é através da brincadeira que a criança terá aoportunidade de desenvolver acoordenação motora, treinar habilidades visuais e auditivas, estimular oraciocínio criativo e também a inteligência. “É no brincar, e talvez apenasno brincar que a criança ou adulto fluem sua liberdade de criação!” (Winnicot).Todas as atividades do mês foram realizadas pelas profissionais do Cras psicóloga Maiara Hoepers Waterkemper e assistente socialAhlam Dabbous Dellatorre.