É Campeão! Grêmio/SC de Braço do Norte, leva título de campeão brasileiro da Capo Nacional da Paz
É Campeão! Grêmio/SC de Braço do Norte, leva título de campeão brasileiro da Capo Nacional da Paz
A cidade de Braço do Norte foi muito bem representada na Copa Nacional da Paz, em Angatuba/SP. A escola do Grêmio/SC, que tem sua matriz na cidade, se destacou entre as melhores equipes do Brasil em categorias de base e sagrou-se a grande Campeã Brasileira da Copa Nacional da Paz, a maior e mais ampla competição de categorias de base do Brasil.
A trajetória não foi fácil, a equipe estreou com um empate em 0 x 0 contra São Caetano/SP, no segundo jogo, a meninada, mais "centrada" no jogo, conseguiu uma vitória tranquila por 2 x 0, no terceiro jogo, onde só dependia de si para classificar-se, deixou a ansiedade falar mais alto e perdeu o jogo por 1 x 0 para a equipe base do União Barbarense/SP e quase viu a classificação para as oitavas ir por "àgua à baixo", já que enfrentaria a equipe de São Bento/SP, que também precisava vencer para prosseguir. Porém, depois de muito ânimo e conversa, a equipe foi pro jogo e atropelou seu adversário, venceu por 5 x 1 e classificou-se para as oitavas.
Já na fase de mata-a-mata, a equipe encarou de início, a forte equipe, de base, São José de Porto Alegre/RS, equipe essa que disputa o Gauchão no RS, o jogo foi truncado e tenso, mas os garotos conseguiram seguir em frente, vencendo nas cobranças de pênaltis graças a duas ótimas defesas do "paredão" João Paulo.. No jogo das quartas-de-final, a equipe braçonortense enfrentou a forte equipe Gol de Placa, de Osasco/SP e foi superior, vencendo o jogo pelo placar de 2 x 1 e chegando as semifinais. A equipe continuou confiante e sabendo que poderia fazer mais, foi para a semifinal contra a equipe do Ajax, de São Carlos/SP e teve muito trabalho pra vencer, mas graças a duas ótimas e perfeitas cobranças de falta do atacante João Marcos "surdo" e as ótimas defesas do goleiro Emerson, a equipe venceu por 2 x 1 e classificou-se para a grande final. Agora os garotos de Braço do Norte, enfrentarão a equipe, também catarinense, da ilha, Cruzeiro de Florianópolis.
– Não esperava chegar tão longe, acredito no potencial dos atletas, mas por ser a maior e mais competitiva copa de categorias de base do Brasil, por alguns momentos cheguei a pensar que não passaríamos pra próxima fase e muito menos pra final, comenta o diretor de esportes Fernando Lessa, que completa afirmando que, além do título, o motivo de chegarmos até aqui já é uma grande conquista. O jogo da final aconteceu na quinta-feira (18) e contou com a presença de muitos empresários e olheiros, inclusive a TV TEM, filiada à Rede Globo.
O jogo foi muito equilibrado, a equipe de Braço do Norte, desfalcada de 4 jogadores, teve que se defender como pode para garantir a vitória. O jogo ficou empatado no tempo normal e a decisão foi nas cobranças de pênaltis, então, novamente, brilhou a estrela do goleiro João Paulo, que defendeu mais duas cobranças e garantiu o caneco para os braçonortenses. Destaque para o goleiro Emerson, que garantiu as vitórias no tempo normal e para o goleiro João Paulo, que de dez cobranças de pênaltis contra ua meta em toda competição, ele tomou apenas um gol, destaque também para o artilheiro da competição, Jean Marcelo com 4 gols e também à comissão técnica que se postou muito bem e garantiu o título.