Projeto “Carinho Estranho” capacita profissionais da educação
Projeto “Carinho Estranho” capacita profissionais da educação
Durante a tarde de hoje, 14, aconteceu nas dependências do salão paroquial de Braço do Norte um curso de capacitação para profissionais da educação ligados diretamente às creches do município. Coordenadoras, professoras, estagiárias e auxiliares de serviços gerais participaram do evento que teve como objetivo orientar profissionais sobre a abordagem com crianças supostamente envolvidas em abusos sexuais.
A ação foi organizada pelo CREAS, Centro de Referência de Assistência Social em parceria com a Secretaria da Educação e teve como palestrante a psicóloga do CREAS, Daniela Wiggers Meurer. Entre os assuntos abordados, mitos e verdades sobre violência sexual, ato consumado e formas de abordagem sob crianças suspeitas.
O prefeito Ademir Matos esteve presente e agradeceu a participação e empenho dos funcionários participantes, “ a violência sexual é um assunto muito delicado e devemos estar atentos com o comportamento dos alunos, já que muitas vezes o contato com o professor e com os profissionais dos C.E.I.s é maior, pois é na creche que as crianças passam a maioria do seu tempo, ”, salientou Ademir.
Para a coordenadora do CREAS, Valdira Tomaz, o curso de capacitação é uma grande oportunidade para que os profissionais se socializem com o tema em questão. A partir disso, estarão aptas e mais atentas a detalhes que talvez, possam passar despercebido, salientou a coordenadora.
Participaram da ação, o Secretário da Educação Jacinto Della Giustina e a Secretária de Assistência Social, Ângela Cândido. A partir do próximo dia 25 de abril, a equipe do CREAS estará visitando periodicamente os Centros Educacionais Infantis para ampliar a divulgação do projeto.