Braço do Norte se mobiliza contra a dengue
Na manhã deste sábado, a administração municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou o ‘Dia D’, contra a dengue no Município. Agentes de apoio e a equipe da secretaria realizaram trabalhos de conscientização em dois pontos no centro da cidade, com a entrega de material explicativo aos motoristas e pelo comércio.
No início deste ano, o município registrou o primeiro foco do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Desde então, o poder público tem buscado garantir ações que além de conscientizar, possam prevenir a doença.
São 101 armadilhadas espalhadas por todo perímetro urbano do Município, além de pontos estratégicos como ferros-velhos, borracharias e cemitérios. As agentes da dengue monitoram semanalmente estes pontos. A vigilância sanitária deve atuar com ainda mais precisão, exigindo que donos de terrenos baldios mantenham suas propriedades limpas e sem lixo, um dos maiores responsáveis pelo acúmulo de água limpa, propiciando a proliferação de larvas.
Além do ‘Dia D’, outras ações já forem realizadas como o trabalho de parceria com a rede municipal na conscientização das crianças. “Nosso município aderiu à campanha, mas ainda temos muito que melhorar. Principalmente a situação do lixo espalhado pelas ruas. Sempre lembramos que até mesmo um copo de café descartável com água é um criadouro para o mosquito”, salientou a secretária de saúde, Francismari Rossi Lessa.