Braço do Norte na luta contra obesidade
Resultado de levantamento realizado entre crianças coloca município em situação de alerta.
Em abril deste ano, as agentes comunitárias de Braço do Norte foram capacitadas e equipadas com um kit contendo mochila, balança, fita métrica para pesagem e medição. A iniciativa é do NASF, através do Projeto Crescer Saudável, que teve como objetivo coletar dados sobre o crescimento das crianças até cinco anos no Município. Paralelamente a isto, as crianças acima desta idade foram avaliadas através do Programa Saúde na Escola – PSE, que funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O resultado deste levantamento é alarmante. Entre as crianças até cinco anos constatou-se índice de sobrepeso de 11,9% e obesidade de 11,7%, conforme IMC (Índice de Massa Corporal) por Idade. Estes números revelam que Braço do Norte possui um número elevado de crianças acima do peso, principalmente, quando comparados aos índices de sobrepeso e obesidade estaduais, 7,7% e 6,5%, e nacionais, de 8,6% e 8,6%, respectivamente. Já as crianças acima de cinco anos e adolescentes, em idade escolar, 14,6% apresentaram índice de sobrepeso e 10% de obesidade.
As crianças até cinco anos tiveram seu estado nutricional avaliado através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. “Nosso primeiro passo foi o de avaliar nossas crianças, e a partir de agora, estamos estabelecendo ações que contribuam com a melhora significativa desses dados. Para se ter uma ideia da importância deste resultados é só pensarmos no futuro da saúde no Município. Temos que trabalhar melhor qualidade de vida, de alimentação e saúde com nossas crianças hoje, se quisermos amanhã, formar adultos saudáveis, com redução de problemas cardíacos e outros males”, salienta a Secretária de Saúde, Francismari Rosi Lessa.
Ações estão sendo programadas para o ano de 2016 a fim de controlar essa situação. Para crianças até cinco anos de idade será desenvolvido um projeto voltado para alimentação saudável através de histórias infantis, elaboradas com fantoches. Para crianças até a quinta série, de escolas públicas municipais e estaduais, serão desenvolvidas ações também voltadas para a alimentação saudável, porém, através de brincadeiras, como montagem de pirâmide alimentar e jogo do sabor. “Os resultados são reflexos não só da alimentação inadequada, mas de toda a rotina da criança, que muitas vezes também não pratica exercícios e possui um crescimento sedentário”, completam as nutricionistas do Nasf, Agatha Buss dos Santos e Cláudia Meurer.
Ainda neste ano, o NASF já iniciou um trabalho com o assunto alimentação saudável nas escolas. A administração municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou um concurso de redações com o tema: “Alimentação Saudável, e eu com isso?”, que contou com a participação de todas as escolas da rede pública de ensino. No início desta semana, três alunos tiveram seus textos premiados em solenidade realizada no gabinete do Prefeito Ademir Matos.
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estavam acima do peso em 2006, passando em 2011, para 48,5%.
Em Braço do Norte foram pesquisadas 664 crianças entre zero e cinco anos e 2592 crianças acima de cinco anos.