BN inicia produção inédita de fraldas infantis

Iniciou esta semana em Braço do Norte um projeto inédito na área da assistência social: a fabricação de fraldas descartáveis para crianças. A Secretaria de Assistência Social também fabrica, há muitos anos, fraldas geriátricas.

De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, que esteve na sede da secretaria na tarde de terça-feira, 28, acompanhando o trabalho das funcionárias responsáveis pela montagem, a máquina foi adquirida através da Fundação Nova Vida, na gestão do senhor Joaquim Coelho Lemos. “Em uma visita a Braço do Norte, o Joaquim percebeu que a nossa equipe da secretaria daria conta da demanda da máquina, já que é experiente com fraldas geriátricas e, por isso, viabilizou a produção das fraldas infantis”, comentou.

A secretária da Assistência Social, Gisele Heidemann Perin Meurer, afirmou que a matéria-prima adquirida pela Prefeitura para a confecção das fraldas é de boa qualidade. “Nos preocupamos em utilizar um bom material, evitando o desperdício e que dê o maior conforto possível tanto para os adultos quanto para as crianças que usam”, explicou.

Para se ter uma ideia, cada fralda custa R$ 0,79, portanto, o pacote com 20 fraldas tem um custo de R$ 15,80. A fabricação também conta a colaboração de 26 voluntários que auxiliam, nas tardes de quinta-feira. “Entre os voluntários, contamos com a participação dos familiares das pessoas que utilizam as fraldas”, complementou Gisely.

Para ter direito a receber as fraldas a família precisa estar em situação de vulnerabilidade e ter duas ou mais crianças ou crianças com deficiência, de qualquer idade, de famílias com renda per capita de meio salário mínimo vigente, ou ainda, pessoas adultas com deficiência, acamadas e idosos acima dos 60 anos. O público prioritário para a cessão são as famílias atendidas pelo Cras, pelo Creas e que estão no Cadastro Único. A quantidade de produto fornecido é avaliada de acordo com a necessidade de casa usuário.