Bocas de lobo inteligentes são instaladas em Braço do Norte
Uma parceria entre a Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura, e a Câmara Técnica do Meio Ambiente do Desenvolvimento Econômico Local (DEL), possibilitou uma ação inovadora no município: bocas de lobo inteligentes.
A iniciativa, realizada com recursos próprios da Câmara Técnica, tem por objetivo deter os lixos plásticos através da instalação de grades e contenções nas bocas de lobo.
Para o primeiro protótipo, foi escolhida a esquina da Avenida Felipe Schmidt e da Rua Severiano Sombrio (sentido Grão-Pará). “Estes inicialmente são protótipos físicos agora instalados, onde eventualmente serão percebidos erros ou problemas para ajustes posteriores”, observou Elton Hedeimann, membro da Câmara Técnica de Meio Ambiente do DEL.
Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a iniciativa é de grande importância para o município, já que vai auxiliar na desobstrução da rede pluvial, que sofre entupimentos com os detritos que ficam espalhados, seja por jogarem lixo nas ruas ou pela falta de acondicionamento adequado. “Esta é uma daquelas ações que nós não só apoiamos, mas incentivamos a continuidade, colaboramos colocando nossas equipes à disposição e reforçamos a importância. Somos parceiros e o resultado já é benéfico para o nosso município”, encerrou Beto.
Coleta Seletiva
Outra ação efetivada pela gestão municipal é a Coleta Seletiva. Iniciada em 7 de janeiro, segundo relatório da Funbama e da Secretaria de Infraestrutura, a coleta recolheu, no mês de fevereiro, 38,59 toneladas de lixo seco, cerca de 7% de todo o lixo produzido no município. “Estamos muito felizes com esses números, porém, com a colaboração dos moradores, podemos aumentar ainda mais a separação de resíduos secos e úmidos. Só assim teremos uma cidade mais limpa, com menos alagamentos e um meio ambiente saudável para todos nós”, finalizou Beto.