BN no combate ao abuso e exploração infantojuvenil
O dia 18 de maio é marcado como o dia de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e, em Braço do Norte, a data foi lembrada com um pedágio informativo, realizado pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Creas, Cras e Conselho Tutelar.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Gisely Heidemann Perin Meurer, de maio de 2018 até o momento foram registrados 30 casos de abuso infanto-juvenil. “É preciso orientar e estimular a população a realizar denúncias sempre que necessário. A melhor maneira de proteger crianças e adolescentes de possíveis abusos e explorações é ficar atento”, comentou.
O abuso sexual infantojuvenilocorre quando uma pessoa usa uma criança ou um adolescente para satisfazer seu desejo sexual, ou seja, é qualquer jogo ou relação sexual, ou mesmo ação de natureza erótica, destinada a buscar o prazer sexual com uma criança ou adolescente. Também pode ser qualquer forma de exploração sexual de criança e adolescente (incentivo à prostituição, à escravidão sexual, ao turismo sexual e à pornografia infantil).