Projeto pioneiro: 930 cães e gatos são castrados em Braço do Norte
Desde novembro de 2017, quando foi assinado o primeiro convênio com o Unibave, até agora (dezembro de 2019), a Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Agricultura, realizou 930 castrações em cães e gatos, além de microchipagens.
Em 2017 foram 70, através do convênio. Em 2018 foram 410 e em 2019 foram 450, sendo 332 pelo convênio e 118 pelo Castramóvel, sendo que desses 65 animais foram capturados nas ruas, em seguida doados ou devolvidos aos seus lugares de origem.
Conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, o apelo de pessoas envolvidas com a causa animal alertou a gestão municipal para a necessidade de colocar ações em prática. “Com a colaboração desses voluntários, do Ministério Público, da Secretaria de Agricultura e do Unibave estamos dando os primeiros passos para evitar o abandono e a proliferação de animais nas ruas. Com certeza essas ações feitas com vários colaboradores, através de um projeto pioneiro, é um sucesso”, comentou.
A iniciativa faz parte do Plano de Proteção Animal, realizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e também inclui quatro feiras de adoção, realizadas em 2019, com o apoio do Projeto Ajude um Animal de Rua, Rádio Hiperativa e Pet Shop Reino Animal.
A ideia é que o projeto também seja desenvolvido em 2019. Para ter acesso à castração e microchipagem basta procurar a Secretaria de Agricultura, localizada na Rua Professor Pedro Michels, 757, Bairro Nossa Senhora de Fátima, em frente ao Estádio Lauro Koch. A preferência é para animais de famílias de baixa renda.