Plano de Saneamento é apresentado à Comunidade.
Plano de Saneamento é apresentado à Comunidade.
Um sonho há tempos almejado pela população de Braço do Norte está mais perto de se tornar realidade. Um dos poucos Municípios da região sem saneamento básico, Braço do Norte, pode acompanhar na noite de ontem a sua primeira audiência pública para colocar em prática o Plano Municipal de Saneamento Básico. Uma parceria com a Casan, contemplada pela ação compartilhada entre a Prefeitura e a Estatal.
A audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Saneamento contou com a participação do prefeito, Ademir da Silva Matos, o secretário de planejamento, Charles Bianchini, que presidiu a sessão, o secretário de saneamento e saúde, Emerson Machado Fernandes e o vereador, Mario Jorge Danielski, representando a Câmara de Vereadores. Completou a mesa das autoridades o representante da Casan, Luiz Abner de Holanda Bezerra.
Iniciados os trabalhos, o prefeito Ademir Matos agradeceu a presença de todos e lembrou da importância do plano como primeiro passo da implantação do sistema de esgoto de Braço do Norte. O presidente da sessão, Charles Bianchini, abriu a palavra ao engenheiro Carlos Augusto Rogério, que juntamente com a equipe técnica que analisou o Plano Diretor, revisou o Plano de Saneamento elaborado pela Casan. O engenheiro apresentou a Plano que contempla para o Município obras de esgoto sanitário e abastecimento de água.
Vereadores presentes e membros das comunidades questionaram os bairros contemplados e a citação de que as obras iniciam pelo Centro. O Plano prevê em sua primeira etapa esgoto sanitário com abrangência de mais de 50% do município. “Iniciamos pelo bairro centro devido a demanda de pessoas por bairro, dessa forma, proporcionalmente o bairro que mais emite dejetos”, explicou o responsável da Casan, Luiz Abner Bezerra.
Outro ponto discutido pelos alunos da Unibave foi o investimento em educação ambiental. O secretário de planejamento Charles Bianchini, ressaltou aos acadêmicos que a Fundação do Meio Ambiente (FUNBAMA) foi criada para suprir também a responsabilidade Municipal com a formação ambiental.
O Bairro União se fez presente na discussão por ser incluído em uma segunda etapa. De acordo com Bezerra o bairro fica para a segunda etapa por motivos técnicos e de localização. O prefeito Ademir Matos destacou que o objetivo da administração é atender 100% do município com saneamento e que nenhum bairro será esquecido, mas que a prioridade no momento é dar o pontapé inicial. “Temos que conseguir inicialmente o recurso, pois se perdermos o prazo também ficamos sem a verba. Em seguida podemos iniciar as obras e nada nos impedirá de ampliar o projeto”, destacou.
A audiência encerrou com a leitura da ata e sugestões de mudanças pelos presentes que não se manifestaram. O Plano Municipal de Saneamento deve seguir para discussão e aprovação na Câmara de Vereadores.