Prefeito sanciona lei para ensinar empreendedorismo nas escolas municipais
Braço do Norte já é uma cidade bastante empreendedora. Prova disso são os títulos que carrega: Capital Sul Americana da Moldura e Capital Nacional do Gado Jersey. Além disso, tem a melhor carcaça suína do Estado de Santa Catarina, é um dos maiores produtores de peixe de água doce do Estado, tem indústria e comércio forte e diversificado.
Mas para fomentar ainda mais a veia empreendedora do município, oprefeito Beto Kuerten Marcelino, sancionou, nesta sexta-feira, 14, a lei que autoriza o município a incluir, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o projeto Empreendedorismo na Escola.
De acordo com o prefeito, a proposta partiu dos encontros do Desenvolvimento Econômico Local (DEL), realizado em parceria entre o executivo e a Acivale. Além disso, teve o aval do Conselho Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores, sendo aprovado por unanimidade pelos edis. “Este será um projeto importante para o futuro da nossa cidade. Os alunos terão noções básicas de empreendedorismo e isso os deixará mais preparados para o mercado de trabalho”, comentou.
A intenção é que o projeto seja implantado em 2019 nos sextos anos do ensino fundamental II nas escolas Adolfo Wiggers, no São José, e Professor Antônio Rodhen, no Centro, para cinco turmas, totalizando cerca 160 alunos.
De acordo com a secretária de Educação, Claudinéia Niehues, as aulas acontecerão uma vez por semana. “Em um dia específico serão dadas seis aulas de 37 minutos, o que é previsto em Lei, ao invés de cinco aulas, então, neste dia, será dada a matéria de empreendedorismo”, explicou.
Segundo Claudinéia, o projeto é amparado no artigo 26 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). “Será aberto edital, porém, os professores serão escolhidos através de currículo e aula prática analisada por uma banca formada por membros da sociedade civil, legislativo, Secretaria de Educação, DEL e comissão de professores do município”, encerrou.