Analista do governo federal vem a Braço do Norte tratar de novo sistema de sanidade agropecuária

O analista Eduardo Forville, do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA esteve em Braço do Norte hoje (28) à tarde para fazer a primeira de uma série de reuniões com o propósito de viabilizar a criação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa. Eduardo foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Braço do Norte Murilo Bitencourt. “É um momento importante por que uma oportunidade que ninguém teve até agora e as mudanças propostas pelo Suasa beneficiam os produtores e também os municípios”, disse Murilo Bitencourt. Além de Braço do Norte participaram representantes dos municípios de Rio Fortuna, Armazém, Grão Pará e São Ludgero. Como todos os municípios da região são de pequeno porte, a idéia é criar um consórcio intermunicipal. Foi criada uma comissão para estudar o assunto. No dia 19 de maio o analista retorna a Braço do Norte para cumprir mais uma etapa da implantação.

O que é o Suasa

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa é um sistema que permite que os produtores familiares que tenham a certificação sanitária municipal possam vender seus produtos para outros municípios e estados. O município de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro do país a conseguir essa certificação, no ano passado. Em Santa Catarina ainda nenhum município teve seu pedido homologado. Para aderir ao Suasa é preciso que o município observe e siga diversos passos, como por exemplo, a identificação do empreendimento, ou seja, saber onde a agroindústria está instalada; elaborar a planilha de controle de entrada da matéria-prima; planilha de controle de saída dos produtos; ficha de controle da análise microbiológica do produto elaborado; e pasta de controle dos cursos do Suasa, que traz as práticas de manipulação dos alimentos, entre outros.