Braço do Norte se prepara para campanha contra a hepatite/2009

Os profissionais da área da Saúde de Braço do Norte se preparam para a realização da campanha contra as hepatites virais, que ocorre entre os dias 18 e 22 deste mês. As três doses da vacina contra hepatites são feitas no nascimento do bebê, aos 30 dias de vida e com 180 dias. Mas as autoridades sanitárias de todo o país trabalham intensamente na detecção de casos em jovens de até 20 anos de idade e em pessoas que, de alguma forma tenham contato com sangue. Em Braço do Norte, as vacinas estarão disponíveis na Clínica Materno Infantil, no Centro e nos PSFs do bairros: Rio Bonito, Travessão, Floresta, São Basílio e São Francisco de Assis. O atendimento em cada local de vacinação será no mesmo horário habitual de atendimento de cada posto.
Além da vacina, as equipes de saúde farão uma série de atividades visando à prevenção e à orientação sobre a doença. Acontecerão também palestras nas escolas, empresas, centros comunitários etc, e a distribuição de material informativo sobre os vários tipos de hepatite. Também haverá acesso gratuito à vacina e aos exames de sangue, caso necessários. Os exames só poderão ser feitos na Vigilância Epidemiológica (Clínica Materno Infantil).
“Vamos priorizar os salões de beleza orientando os profissionais sobre a maneira correta de esterilização de materiais perfurantes e cortantes, como os alicates, e também orientando sobre a vacinação desses funcionários”, adianta a enfermeira Elizabeth Ribeiro, da Vigilância Epidemiológica de Braço do Norte. Elizabeth solicita que as pessoas levem suas carteirinhas de vacina e um documento de identidade para facilitar às autoridades sanitárias o controle da imunização.
 
Hepatites virais
 
Hepatite A: A principal via de contágio desse tipo de hepatite é a fecal-oral, ou seja, o consumo ou contato com alimentos e água contaminados.
 
Hepatite B: A transmissão se faz via parenteral (perfurações na pele ou veias) e, sobretudo, pela via sexual. Também pode ser transmitida por soluções de continuidade (pele e mucosas), piercings, tatuagens, procedimentos odontológicos, agulhas e seringas contaminadas.
 
Hepatite C: A transmissão se dá também por meio de agulhas e seringas contaminadas.
 
Hepatite E: A Transmissão se dá pela via fecal-oral.