Braço do Norte começa a estudar propostas que definirão a escolha do livro didático para os próximos quatro anos

Professores e diretores de escola da rede municipal de ensino de Braço do Norte conheceram, ontem à noite (18), a proposta pedagógica da Editora Moderna, de São Paulo, a primeira até o momento a apresentar seu produto às autoridades de educação do município e aos professores. Entretanto, outras deverão apresentar suas propostas pedagógicas. O Ministério da Educação dá autonomia aos municípios à escolha de seus livros didáticos. “E por isso que chamamos todos os envolvidos no processo para que avaliem a proposta das empresas para que, democraticamente, escolhamos até julho (data limite) qual será o melhor para o município, dentro da nossa realidade”, explicou a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Rosane Alberton Cunha. A escolha dos livros didáticos a serem usados nas escolas brasileiras acontece de quatro em quatro anos, portanto o material escolhido agora será usado de 2010 até 2014.

Entre o material apresentado pela Editora Moderna estão os projetos já desenvolvidos pela empresa em outras partes do país, a possibilidade de consultas pedagógicas individualizadas ou coletivas, sugestões de avaliação, atividades escolares e literatura para os alunos e um amplo suporte pedagógico. Rosane Alberton Cunha antecipou que tem mantido contato com a Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, no intuito de estabelecer os mesmos livros didáticos para escolas municipais e estaduais.