Orientações e lanches marcam o segundo dia de atividades da Semana do Idoso

Várias palestras voltadas ao universo dos idosos, uma suculenta sopa e lanches fizeram parte do segundo dia da semana municipal de sensibilização para a luta contra a violência contra idosos de Braço do Norte. As unidades de saúde dos bairros São Francisco de Assis e Floresta lotaram de idosos para diversas atividades. No Salão Comunitário do Bairro São Francisco de Assis os idosos assistiram às palestras do médico Paulo Sérgio Machado, do dentista Artur Lima e da auxiliar do PSF Valdira Tomaz, todos do PSF do mesmo bairro. Valdira abordou o estatuto do idoso, Artur, com apoio da assistente Aline, os cuidados com a saúde bucal e a proteção, e Paulo Sérgio falou sobre autocuidado e qualidade de vida. Houve sorteio de brindes, que foram doados pelos comerciantes da cidade e foi servida uma sopa, com vários itens de acompanhamento, todos alimentos doados pela Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte – Cerbranorte.

A exemplo do que ocorreu no PSF do São Francisco de Assis, no PSF da Floresta os idosos também não deram importância para a chuva que caiu durante toda a tarde e compareceram para assistir a palestra do médico do posto Márcio Dutra, coincidentemente, especialista em geriatria. “Falamos sobre problemas comuns no envelhecimento, como a incontinência, quedas, infecções, incapacidades, memória e prevenção para o envelhecimento, o que envolve vários aspectos, entre eles, a alimentação”, relatou o médico. Ao final foi servido um lanche aos idosos com produtos típicos.

No dia 19, sexta-feira, às 9 horas, as atividades acontecem no PSF do bairro Pinheiral. No mesmo dia e horário, no PSF do Bairro União, ocorre uma caminhada orientada por uma acadêmica de educação física. Logo após será servido um café. Dia 22, segunda-feira, é a vez do no Bairro São Maurício.

 

Dia Mundial

 

Em 2000, o Inpea, instituição reconhecida internacionalmente na defesa dos direitos dos idosos, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), elegeu o dia 15 de junho como o dia mundial de sensibilização para a luta contra a violência em idosos.