Município proporciona curso de cestaria com reciclagem de jornais e revistas

Com um pouquinho de dedicação e interesse, muitos objetos, utilitários ou não, poderiam ser feitos em casa. Seria econômico, ecológico e alternativo, sem contar que as peças ainda poderiam ser vendidas e gerar renda às famílias. É com esta proposta que a Prefeitura de Braço do Norte, em parceria com outras entidades trouxe até o município a professora Márcia Maria de Oliveira Veiga, de Florianópolis. Márcia ministrou um dia de aula para cerca de 20 mulheres, de várias entidades do município. “Foram disponibilizadas duas vagas para cada entidade do município. A intenção é que essas pessoas dominem a técnica e sejam multiplicadoras dentro da própria entidade e, futuramente, fora”, explica a secretária de Assistência Social, Francisca Leonel da Silva, a Quinha. “Queremos que elas ganhem dinheiro com essa nova técnica, especialmente no Natal”, diz Inês Brescianini, coordenadora do Grupo de Geração e Renda da Secretaria de Assistência Social.

O curso aconteceu durante o dia inteiro, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Santa Augusta. A professora Márcia ficou encantada com o interesse da turma. “Estou impressionada. Muita gente sequer parou direito para almoçar. Com o prato na mão elas continuavam a fazer uma coisa ou outra durante o almoço. É muito gratificante”, comemorou. A professora destacou também que, como todas as alunas já têm alguma habilidade manual em outras técnicas artísticas foi possível aplicar o curso em apenas um dia, sem grande perda. “Esse é um curso para dois ou três dias, mas como todas conhecem alguma atividade artística, está sendo bem fácil compensar o tempo curto”, destacou.

A maioria dos objetos feitos pelas alunas é de cestos, que dependendo do tamanho e formato, podem ter várias utilidades. Colares e pufs também fazem parte da lista de objetos utilitários que a partir de agora as alunas poderão fazer e ensinar.

O curso faz parte da política de geração de emprego e renda adotada pelo município. “Vamos incansavelmente buscar a capacitação da população, buscar alternativas de geração de renda para que os cidadãos tenham a possibilidade de melhor de vida”, lembrou o prefeito Vânio Uliano.