Rede municipal de ensino define livro didático para próximo quadriênio
As diretoras das escolas municipais de Braço do Norte definiram ontem à noite quais os livros que município vai adotar para os próximos quatro anos. A escolha democrática foi feita num período curto – apenas 15 dias -, mas de maneira criteriosa. “Esse ano o Ministério da Educação só nos avisou de quais as editoras estavam habilitadas a participar do processo no dia 28 de abril. Então, nós tivemos que correr por que até dia 28 deste mês todos os livros escolhidos têm que estar cadastrados no MEC”, explica a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação.
Quatro editoras habilitadas pelo MEC procuraram o município para expor seus materiais de trabalho com os alunos. A escolha dos professores ficou da seguinte forma:
Para a Alfetização, livro Porta Aberta, em primeira escolha, e Aprendendo Sempre, em segunda escolha.
Para Língua Portuguesa (3º ao 5º ano), em primeira escolha, De Olho no Futuro, e em segunda escolha, Porta Aberta.
Em Matemática (3º ao 5º ano), Aprendendo Sempre e Porta Aberta, em primeira e segunda escolha, respectivamente.
Em Ciências e Geografia, ambas do 3º ao 5º ano, em primeira escolha ficaram o Aprendendo Sempre e, em segunda, Porta Aberta.
Em História (3º ao 5º ano), a prioridade é o livro Aprendendo Sempre e em segundo plano o escolhido foi De Olho no Futuro.
Nas áreas de História e Geografia Regionalizadas os livros escolhidos foram Geografia de Santa Catarina e Santa Catarina – Interagindo com a História. Todas as diretoras de todas as escolas do município participaram da escolha dos livros didáticos que serão usados de 2010 até 2014 em Braço do Norte.