Descentralização do atendimento na saúde de BN alcança também a fisioterapia e mamografia

Atendimentos de fisioterapia e exames de mamografia de Braço do Norte serão descentralizados para as unidades básicas de saúde do município a partir do dia 1 setembro. Além disso, o número de mamografias terá um acréscimo de 30, subindo de 70 exames para 100 por mês. “A prefeitura paga 50 mamografias e 20 eram pelo SUS. Agora teremos mais 30 pelo SUS”, adianta a secretária da Saúde, Lúcia Terezinha Giordani Volpato, que nesta semana negociou o aumento desse tipo de exame para o município junto à Delegacia Regional de Saúde de Tubarão. Os atendimentos de fisioterapia chegam a 640 sessões por mês, todas pagas pelo município. Com a descentralização da fisioterapia e dos exames de mamografia, chega a quatro o número de procedimentos que deixam de ser liberados exclusivamente na Secretaria de Saúde. Os exames laboratoriais e raios-X também passaram a ser liberados nas unidades de saúde ainda no mês de maio passado. “Esta é uma política do prefeito Vânio Uliano. Facilitar o acesso à saúde e agilizar o atendimento”, lembra a secretária Lúcia. Os exames foram distribuídos da seguinte forma:

Mamografias                        Centro Clínico Catarinense        Tubarão (a autorizar)

Unidade Básica de Saúde

Cotas