Projeto Dentista do Bem chega a Braço do Norte
Dezenas de pessoas assistiram ontem à noite a alguns documentários e a uma palestra sobre diversas questões que envolvem o universo dentário. O evento aconteceu no Clube Cruzeiro, às 20h e foi coordenado pelo cirurgião dentista Tarcísio Alex Fonseca, que coordena o projeto na região junto com a dentista Lucienne Xerfan de Oliveira.
O Projeto Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de dentistas, que atendem a crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, através de uma triagem feita entre crianças de 5ª a 9ª séries em escolas da rede pública ou em organizações sociais de todo o país.
O projeto Dentista do Bem é o principal projeto da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) chama A Turma do Bem, criada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. “Estamos convidando nossos colegas profissionais de toda a região para conhecer o projeto, participar, ajudar a selecionar as escolas e fazer a triagem das crianças. Cada um pode dar sua contribuição para fazer a mudança a que nos propomos, que é necessária”, diz Tarcísio.
A secretária de Saúde do município, Lúcia Terezinha Giordani Volpato convidou os dentistas da rede municipal para participar do evento. “Propus o abono de duas horas de trabalho em troca da participação deles no evento, mas infelizmente somente o coordenador e um dentista compareceram, o que é lamentável. Vou procurar o Ministério Público e propor que seja dado algum tipo de abono aos dentistas da rede municipal que adotarem criança ou adolescente para realizarem atendimentos dentários até os 18 anos. Acho justo”, disse a secretária.