Obesidade infantil chama atenção em audiência
Matéria publicada no Notisul, na edição de 2 de novembro de 2009
Saúde – Obesidade infantil chama atenção em audiência
Wagner da Silva | Braço do Norte – Os números relacionados a obesidade infantil chamou a atenção dos presentes na audiência pública realizada pela secretaria de Saúde de Braço do Norte na quinta-feira, dia 29.
O objetivo era a prestação de contas e resultados dos três primeiros trimestres de 2009, além de apresentar as metas e projetos desenvolvidos no último trimestre. Programa da saúde da família, farmácia básica, clinica materno infantil, saúde bucal, número de funcionários atuando na pasta fazem parte dos esclarecimentos.
Mas, ao apresentar os dados sobre o programa Bolsa Famílias, disponibilizado pelo Governo Federal, a diretora de PSF’s, Chrisler Wessler destaca os números alarmantes de obesos com idade entre 0 e 7 anos. A pesquisa feita com 100 crianças, mostra que 78 estão acima do peso, outros 26 estão abaixo do peso.
O maus hábitos alimentares e a atividade física são as principais causas do problema, informa a secretária de saúde, Lucia Terezinha Giordani Volpato. “Os números assustam, mas podem ser revertidos, com reeducação alimentar”, explica.
Mas a maior barreira enfrentada para mudar esta realidade é a falta de comprometimento das famílias. Campanhas são realizadas, inclusive a orientação das agentes comunitárias ao visitar as famílias. “Nossa equipe orienta, mas eles (famílias) têm que participar, a falta de cuidados pode levar a uma doença, como hipertensão ou diabetes”, enfoca.