Zoneamento começa a ser estudado em Braço do Norte
Diretores de escolas municipais e estaduais, do corpo técnico da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto e da gerência de educação da SDR de Braço do Norte, se reuniram na tarde de sexta-feira, dia 13, na sede da Secretaria de Educação, para discutir o zoneamento nas escolas do município.
Conforme a secretária de Educação, Cristini Kuerten Maia, o zoneamento, ou seja, o ato de matricular as crianças nas escolas mais próximas de suas casas, é preconizado no Estatudo da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). “O mesmo conteúdo é apresentado em todas as escolas igualmente. Os professores tem a mesma formação, então não há motivos para que essas crianças sejam deslocadas de suas comunidades e, às vezes, fiquem expostas a perigos como acidentes, se elas podem estudar nas escolas próximas de suas casas”.
Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Rosane Alberton Cunha, a medida, que deve ser adotada a partir da próxima matrícula, ou seja, 2.010, também tem o objetivo de desafogar as escolas centrais, evitando superlotações e gerando maior qualidade dentro das salas de aula.
O estudo de zoneamento e as divisões serão feitas por ruas. O resultado final será entregue ao Conselho Municipal da Educação, que aprovará ou não e o transformará em um resolução para que tenha efeitos legais.