Secretário de Governo e Cidadania esclarece questões de saneamento na Câmara de Vereadores

O secretário de Governo e Cidadania de Braço do Norte, André Leandro Richter, a convite do Legislativo do município esteve na Câmara, ontem à noite, para esclarecer aos vereadores e demais presentes de que forma está sendo conduzido o processo de saneamento básico da cidade e, especificamente, a utilização dos tubos fornecidos pela Casan, recentemente. André explicou que os tubos serão utilizados em locais onde houver parcerias com as comunidades e solicitação das mesmas. O secretário esclareceu que a quantidade de tubos não representa mais do que 5% do total que estima-se que Braço do Norte necessite para fazer o saneamento em todo o perímetro urbano.

André também alertou que a Prefeitura continua aguardando um comunicado oficial da Casan, manifestando-se sobre a compra do local que abrigará a estação de tratamento de efluentes de Braço do Norte, uma das responsabilidades da Casan previstas no contrato firmado na penúltima administração municipal, entre o município e a companhia.

O secretário André Richter comentou ainda sobre o andamento dos trabalhos do sistema de coleta de lixo, no qual o próximo edital vai considerar a reciclagem do lixo a ser realizada num centro de triagem e compostagem, que deverá ser instalado dentro dos limites do município de Braço do Norte. O sistema deverá diminuir em até 50% os gastos atuais.

Comentou também sobre o Plano Diretor, que ainda está aguardando as plantas que devem ser corrigidas pela equipe da Finatec. Todos os documentos solicitados pelo órgão já foram encaminhados pelo correio. Na sessão de ontem também estavam em pauta projetos importantes do Poder Executivo. Entre eles, o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para 2010; Projeto de Lei que institui gratificação a servidores que compuserem comissões de sindicância ou de processos administrativos; Projeto de Lei que estabelece medidas de segurança contra incêndios em edificações e cria o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros e outro Projeto de Lei que autoriza o município de Braço do Norte a cobrar da Cerbranorte retribuição prevista em lei pelo uso dos bens públicos.

Assessoria de Imprensa – PMBN