Primeira etapa de vacinação contra H1N1 inicia hoje

Inicia hoje, dia 8, a primeira etapa da vacinação contra a Influenza A (H1N1). Nesta primeira fase serão vacinados os trabalhadores lotados nos serviços de saúde que estão envolvidos no atendimento básico aos suspeitos de serem portadores do vírus A (H1N1), entre eles da Atenção Básica, Pronto Atendimento, hospitais de emergência e de referência, profissionais de laboratórios que realizam exames para o diagnóstico da infecção pelo vírus da Influenza A e equipes de vigilância em saúde que atuam no gerenciamento da resposta à pandemia e na investigação de casos. A população indígena também é alvo desta primeira etapa.

Já na segunda fase, que inicia no dia 22 deste mês e vai até o dia 2 de abril, serão vacinadas as gestantes, a população com doenças crônicas de base (exceto idosos de 60 anos ou mais) e primeira dose para crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos (a segunda dose ocorre 21 dias após a primeira dose).

De 5 a 23 de abril serão vacinados os jovens de 20 a 29 anos e será dada continuação a vacinação de gestantes. A quarta etapa ocorre a partir do dia 24 de abril e vai até 7 de maio, para a população de 60 anos e mais, que tenham doença crônica de base e gestantes. Início da vacina sazonal para pessoas com 60 anos e mais (campanha anual).

Segundo a secretária de Saúde de Braço do Norte, Lúcia Terezinh Giordani Volpato, é importante ressaltar que a vacina não é a única medida preventiva eficaz contra a Influenza A. “Atitudes simples como lavar as mãos com água e sabonete, principalmente antes de tossir e espirrar ou uso de álcool gel, cobrir boca e nariz com lenço descartável ao espirrar ou tossir e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal são auxiliares na prevenção”.