Braço do Norte vai receber R$ 750 mil para habitação

O Ministério das Cidades anunciou a lista dos municípios selecionados com recursos para investimento na área de habitação de interesse social e Braço do Norte teve seu pedido, feito no dia 1 de dezembro de 2009, aceito. São R$ 750 mil para serem investidos na regularização fundiária e em assistência técnica para melhoria e conclusão de unidades habitacionais no município, beneficiando famílias com renda máxima de R$ 1.125,00. Segundo a secretária de Assistência Social de Braço do Norte, Francisca Leonel da Silva, a Quinha, o município tem até dia 9 de abril para providenciar a documentação exigida pela Ministério das Cidades. “Precisamos esperar que o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social -FNHIS oficialize a Caixa Econômica e aí saberemos quais são os documentos que precisaremos providenciar. Mas é importante frisar que o dinheiro já é de Braço do Norte e já está no FNHIS”, diz a secretária.
A notícia de que Braço do Norte havia sido contemplado com os recursos foi recebida justamente no momento em que acontecia a última audiência pública no município, para tratar da elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, na terça-feira (9) “Foi muito interessante por que ficamos sabendo justamente quando nos reunamos em Audiência Pública para discutir estratégias e ações para inserirmos o município nos programas de habitação dos três entes federados”, relata a secretária Quinha, que também comemora o fato de ter havido uma participação popular muito grande nas audiências públicas municipais.
O vice-prefeito Valberto Michels comemorou a vinda dos recursos. “O governo federal tem investido em habitação como nenhum outro governo o fez até hoje e que bom que braço do Norte também foi contemplado”, disse.
O prefeito Vânio Uliano também comemorou a conquista e lembrou que o município tem vários projetos para reduzir o déficit habitacional no município nos próximos anos. “Temos projetos enquadrados no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que contempla famílias que já possuem terrenos, e também temos projeto para a criação de condomínios populares verticais, já que o valor dos terrenos é muito alto na cidade. A área de habitação é uma de nossos prioridades de governo, como já dissemos em outras ocasiões, e espero sermos contemplados futuramente com recursos também para a construção”, disse o prefeito porque para ele “ morar bem é uma questão de dignidade humana”.

Casas prontas

Seis da dez famílias que perderam suas casas ou precisaram abandoná-las por causa de chuvas em 2009 vão receber suas novas moradia até dia 22 de março. Esse é o prazo previsto pela Secretaria de Assistência Social. Quatro casas ficam no Loteamento São Basílio e duas no Loteamento São Matheus. As quatro casas restantes estão sendo construídas no Loteamento Custódio.