Braço do Norte participa do 1º Salão de Turismo de SC

Em noite de anúncio de troca de comando na Secretaria de Estado de Turismo, foi aberto ontem à noite o 1º Salão do Turismo: Roteiros de Santa Catarina, no Centro de Convenções Centrosul, em Florianópolis. O 1º Salão faz parte da programação do 3º Festival de Integração Multicultural Catarinense, o Fimc. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Murilo Bittencourt, e a agente de turismo, Caroline dos Reis Ribeiro Maciel representam Braço do Norte no evento, que se estende até sábado. “É um evento muito importante por que reúne os trabalhos e as experiências no setor de turismo de todas as microrregiões turísticas do estado”, ponderou Caroline, também representante, no Vale de Braço do Norte, do Encantos do Sul. “Nós, que temos um potencial turístico não explorado adequadamente e um projeto turístico em fase de implantação, precisamos buscar conhecimentos e experiências onde for possível, e o Salão é uma oportunidade excelente. Além de divulgar o potencial econômico e turístico do município”, justifica Murilo.

Braço do Norte está em fase de implantação de um projeto turístico chamado “Braço do Norte: conheça e apaixone-se”, que prevê uma série de atividades, entre elas, a identificação e melhorias de pontos turísticos, melhoria da sinalização turística, educação escolar preparatória para o turismo, projeto “jovem amigo do turismo” e criação de produtos turísticos que possam representar o município. Os dois representantes de Braço do Norte foram entrevistados por Iberê Aguiar Jaques, da Unisul TV, que comanda um programa de turismo na emissora.

Troca de comando

O secretário de Turismo do Estado, Gilmar Knaesel anunciou que vai se desligar do cargo até dia 3 de abril, para concorrer a uma vaga de deputado estadual. Em seu discurso, o secretário destacou a importância do evento pela capacidade de integrar, promover e valorizar o produto turístico catarinense. Num balanço de sua gestão destacou o que considerou as principais conquistas e desafios. "Soubemos definir políticas de gestão e na próxima semana vamos apresentar o Plano Catarina com metas e estratégias para ser realizado em 20 anos. Também criamos medidas que facilitaram a integração e o fundo de turismo, que gera recursos para o setor, pois sem verbas não há como realizar projetos", adiantou. Sobre os desafios admitiu a necessidade do seu sucessor investir mais em infraestrutura uma vez que optou por priorizar a promoção e a qualificação.

Valdir Walendowsky, presidente da Santur, afirmou que o Salão é uma oportunidade para se conhecer melhor o estado, estimulando a criação de novos roteiros e produtos. "O estado não deve ter o papel de realizar, mas ser apenas o indutor e orientador. Temos produtos como sol e mar e um conjunto étnico que, aliado à natureza, deve ser explorado de modo a gerar novos negócios", sugeriu.

A solenidade oficial foi encerrada com um coquetel com comidas típicas catarinenses e apresentação de grupos folclóricos. A coordenadora executiva do Salão do Turismo, Isabel Barnasque representou o Ministério do Turismo e falou da importância dos estados do Sul realizarem eventos do gênero como forma de incentivo ao turismo regional.

O Salão Catarinense de Turismo tem como atrativos a Feira de Produtos e Roteiros Turísticos que se estende até o dia 27, além de palestras e seminários que acontecem no Núcleo do Conhecimento. Assessoria de Imprensa