Secretaria de Saúde realiza 1º Fórum de Saúde Mental

A Secretaria de Saúde de Braço do Norte realizou na manhã de quarta-feira, dia 24, o 1º Fórum da Saúde Mental, que teve por tema central “Saúde mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”, no Centro de Convivência dos Idosos, no bairro Santa Augusta.

Várias entidades do município foram chamadas. “O fórum consolida o exercício da cidadania, por isso esteve aberto a todas as pessoas que queriam participar na condição de delegado ou convidado”, explica a secretária Lúcia Teresinha Giordani Volpato.

Segundo ela, deste fórum saem 10 delegados, que irão representar o município na etapa regional que ocorre em abril, em Tubarão. “Depois teremos a fase estadual que ocorre em maio e a nacional, em junho”, esclarece Lúcia.

Durante a reunião, a coordenadora dos PSFs, Chrisler Mendes Wessler, mostrou dados sobre a saúde mental em Braço do Norte. “Para se ter uma ideia, mais de 1,7 mil pessoas cadastradas nas unidades de saúde do município buscam medicamentos mensalmente, isso sem contar o Centro”, alerta Chrisler.

O psiquiatra Eduardo Goulart, realizou uma palestra, expondo fragilidades do sistema de saúde em relação a saúde mental. Logo após os eixos de discussões temáticas foram formados, finalizando com a conclusão de cada grupo, que deve ser apresentada em Tubarão.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Valberto Michles, o secretário de Administração Edenilson Niehues, representando o prefeito Vânio Uliano que está em Brasília e a secretária de Educação, Cristini Kuerten Maia.