Secretaria de Saúde, vereadores e comunidade buscam melhorar atendimento de PSF

O excesso de procura por atendimento no Posto de Saúde da Família – PSF do Bairro Rio Bonito tem provocado transtornos aos profissionais que trabalham naquela unidade de saúde e também aos que buscam atendimento. Atendentes, auxiliares, enfermeira, médico e dentista têm se esforçado para atender bem e a todos, mas nem sempre é possível, devido à grande quantidade de pessoas. De outro lado, a população busca seu direito constitucional, e reclama quando este não é atendido na plenitude. Hoje pela manhã se formou  um princípio de confusão no posto. “As pessoas querem ser atendidas imediatamente. Não é assim. Estamos voltando de um feriado prolongado e acabou de começar mais uma etapa da campanha de vacinação (H1N1). Atendemos da melhor maneira que podemos, mas não dá pra agradar a todos”, diz uma das auxiliares.

A secretária de Saúde, Lúcia Terezinha Giordani Volpato, e os vereadores Cléber Silva (PP) e Antônio Bittencourt de Souza (DEM), que moram no bairro, estiveram no local a pedido dos servidores e da população, apaziguando os ânimos e buscando encontrar solução para as reclamações. O médico do posto, Telmo Tonon, também foi chamado para esclarecer aos vereadores, à secretária e às pessoas da comunidade algumas das reclamações e se defendeu. “Para fazer uma consulta descente é preciso pelo menos de 15 minutos. Não dá pra fazer um diagnóstico confiável em dois ou três minutos”, defende. “E também tem muita gente que chega no consultório pedindo que eu carimbe uma requisição de remédio que não fui eu que receitei. Isso eu não faço. Só me responsabilizo pelo que eu diagnostico”, disse.

Ficou acertado que os dois vereadores que representam a comunidade estão incumbidos de organizar uma reunião com a comunidade e autoridades de saúde para buscar uma solução consensual.