Agricultura familiar e inspeção sanitária são temas de reunião

Representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares – Cooperfamília e representantes de outras entidades ligadas à agricultura e à pecuária se reuniram com o prefeito de Braço do Norte, Vânio Uliano, hoje à tarde (7) para tratar de alguns assuntos de interesse dos agricultores familiares e do município. A comitiva orientou e solicitou ao prefeito que seja criado e regulamentado o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, sem o qual estão sendo prejudicadas outras atividades, entre os quais, o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. O cumprimento da quota de aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar destinados à merenda escolar, conforme lei que entrou em vigor recentemente, também fica prejudicado sem a inspeção municipal. O prefeito Vânio Uliano prometeu todo o empenho na implantação do sistema. “Estou acionando agora o departamento jurídico para ajudar na formulação da lei e quando estiver pronta vamos encaminhar à Câmara”, se prontificou. Foi escolhida uma comissão, formada por representantes de todas as entidades envolvidas, para trabalhar conjuntamente na elaboração da lei. O projeto será inspirado em municípios que já implantaram o sistema, já adequado às exigências do Suasa – Serviço Unificado Atenção à Sanidade Agropecuária, programa do governo federal em fase de implantação em todo o país. O secretário de Agricultura de Braço do Norte, Adir Engel, presente na reunião foi incumbido de coordenar os trabalhos no que tange à responsabilidade da prefeitura. A vereadora Maria Kulkamp (PP) acompanhou a reunião e prometeu pedir agilidade aos colegas de Legislativo.

Também foram tratados da implantação do programa Desenvolvimento Rural Sustentável, do governo federal, e da realização de um seminário sobre desenvolvimento regional de agregação de valor aos produtos. Para este seminário a intenção é ter como conferencista o ex-prefeito de Criciumal (RS), Valter Reck, pioneiro no país na implantação de políticas públicas de desenvolvimento de agricultura familiar. O prefeito Vânio Uliano garantiu que dará apoio no que puder e for necessário.