Secretário reúne-se com empresários para conversar sobre a instalação de usina de biogás
O secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Adir Angel, reuniu-se na tarde de quinta-feira (17), com empresários, entre eles alguns estrangeiros, para conversar sobre a instalação de uma usina de biogás que funcionará, aproveitando dejetos de suínos.
A reunião aconteceu na sede do Frigorífico Notable e contou com a presença do proprietário do frigorífico Edson Wiggers, o secretário Adir Angel, os representantes das empresas Eco Conceitos, Astrid Severin, Thomas Winter e Abílio Rosa Neto, além de Rodrigo Sabatini representante da empresa Novociclo.
O secretário, que vê o projeto com muito bons olhos, lembra que as usinas de biogás da Eco Conceitos, são projetadas, financiadas, construídas e mantidas em estreita cooperação com parceiros locais e adaptadas às necessidades específicas de cada localidade. “Vejamos o caso da Alemanha, por exemplo, lá são mais de quatro mil usinas processam biogás. Estas instalações de biogás são altamente modernas e eficientes. Lá as usinas são compostas na maior parte de elementos de concreto ou de aço, ligados a um motor de combustão. As substâncias orgânicas são fermentadas nos digestores e o biogás gerado é transformado em energia elétrica, calor ou refrigeração. Na fermentação dos dejetos animais é gerado adicionalmente um adubo orgânico e mineral de alta qualidade”, informa o secretário.
Ele complementa dizendo que com uma usina biogás são gerados, além da venda de Certificado de Redução de Emissões (CREs), produtos finais como energia elétrica, calor e refrigeração e adicionalmente fontes de renda pela fermentação dos dejetos. “Sabemos também que no futuro, o biogás obtido dessa forma também pode ser conduzido para a rede de gás natural, ou seja, aproveitado como combustível em automóveis e caminhões. Sem contar que ainda na fermentação de substâncias orgânicas, como por exemplo, estrume suíno e de aves bem como dos depósitos de lixo, o biogás se forma como gás de aterro. Ele é formado principalmente pelos gases do efeito estufa metano e CO2. Nas instalações de biogás estes gases estufa podem ser transformados e reduzidos substancialmente”.
Para Adir, o setor de biogás pode ter um impacto altamente positivo na competitividade econômica no município e na região.
Já os representantes da Eco Conceitos S.A., uma das empresas participantes do projeto, lembram que um dos principais focos dos seus especialistas está no aproveitamento do biogás obtido em dejetos animais (da engorda de suínos e aves) e que a região oferece um grande potencial para a instalação de usina. Benefícios do Biogás
Melhoria do clima e do ambiente em regiões de agricultura intensiva;
Geração de empregos qualificados, em um setor com potencial de crescimento notável;
Apoio à diversificação da matriz energética brasileira com energia renovável adicional; Aumento da qualidade de vida e saúde da população através da melhoria da qualidade da água e do ar.