Prefeito participa do 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável

Com o objetivo de trocar experiências e conhecer um modelo de desenvolvimento local, baseado na consolidação de pequenas e médias agroindústrias, promover novas alternativas econômicas para os pequenos proprietários rurais e fortalecer a economia local com a produção de alimentos e produtos, cerca de 200 agricultores de toda a região, participaram na quinta-feira (08), do primeiro seminário sobre Desenvolvimento Rural Sustentável.

Abrindo o encontro o prefeito de Braço do Norte, Vânio Uliano, falou sobre o quanto é importante incentivar projetos e iniciativas que tragam benefícios aos produtores rurais. “Quero em nome do poder executivo municipal e em nome de todos os braçonortenses agradecer a vinda de Walter Rech, ex-prefeito de Crissiumal e louvar a iniciativa, como o excelente trabalho realizado pela Epagri e de todos aqueles que trabalham em prol da agricultura”, disse o prefeito. “Sabemos que 45% de nossa arrecadação vêm da agricultura, sendo assim, estamos certos que toda e qualquer iniciativa que venha contribuir para o crescimento de setor é sim interessante ao nosso município e, portanto, apoiada pela administração municipal que a cada dia vem incentivando a capacitação de agricultores e a formação de pequenas agroindústrias familiares diversificadas, a pequena propriedade rural precisa ser eficiente e cabe a nós, como poder público, incentivar ações voltadas ao cooperativismo e ao associativismo”, completou Vânio.

Segundo o prefeito, essas ações devem ser fortalecidas para que se possa gerar renda e produtos de qualidade, mas, principalmente, possa profissionalizar o homem do campo e dar o seu devido valor para que esse tenha acima de tudo condições de se manter em sua terra e tenha orgulho de sua atividade.

Evento contou com palestra

O evento promovido pela Epagri e o projeto Microbacias 2, foi apoiado pela Prefeitura de Braço do Norte e teve como principal atração a palestra com Walter Rech, ex-prefeito da cidade de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, que assim como a grande maioria das cidades da região tem sua economia baseada na agricultura familiar. Rech contou suas experiências e bons exemplos alcançados pela cidade que se uniu em prol de um bem comum e, também, destacou o quanto é importante que os próprios agricultores acreditem em si mesmos, dêem valor ao seu trabalho e unam-se para o sucesso de qualquer projeto.

Encerrando o evento, ocorrido no Salão Paroquial Nosso Senhor do Bonfim, os participantes foram convidados para um café e puderam em conversas descontraídas trocar experiências.