Agentes de saúde aderem à Campanha Nacional contra a Dengue e também vão colaborar na contagem de animais

A palestra com o supervisor da Dengue em Braço do Norte, Pedro Paulo Machado da Silva fez parte das atividades do treinamento dos 51 agentes de saúde do município visando à intensificação dos trabalhos educativos e de monitoramento do mosquito transmissor da dengue. Novembro é considerado o Mês Nacional de Combate à doença e dia 28, o Dia D. Braço do Norte, que mantém posição de destaque entre os demais municípios da 20ª Regional de Saúde de Tubarão trabalha para manter os bons resultados obtidos até agora. “É um trabalho que depende de todos. Da comunidade, do poder público e da equipe de saúde, onde estão inseridos também os agentes, pois trabalham na prevenção das pessoas”, lembra Pedro Paulo.
A secretária de Saúde, Lúcia Terezinha Giordani Volpato e o prefeito Vânio Uliano também compareceram ao treinamento. “Peço a vocês que tratem as pessoas que vocês visitam com muito carinho e façam o trabalho de vocês com dedicação, por que ele é importante no processo da saúde”, disse o prefeito.

Controle de zoonoses
Raquel Azevedo e Tani Nieheus Felipe, voluntárias de uma organização não-governamental – ONG em fase de formação também participaram do encontro. Pediram a colaboração aos agentes no levantamento de informações que servirão de base para fazer um diagnóstico da população de animais domésticos na cidade. Os agentes preencherão um questionário com os moradores, com 20 perguntas. Os agentes também foram instruídos a fazer uma contagem aproximada dos animais de rua. O diagnóstico servirá no futuro para elaboração de projeto de um centro de tratamento de zoonoses no município.